Convívio 7º e 8º anos
30-10-2021
Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no âmbito das Jornadas de Outono, as turmas do 7.º e 8.º anos rumaram à zona Oeste para três dias de convívio, diversão e partilha.
O primeiro dia teve início com uma visita ao Mosteiro da Batalha, onde fomos transportadas até aos primórdios da construção deste maravilhoso monumento pela companhia de teatro “O Nariz”, que, através de uma fantástica dramatização, levou as nossas alunas numa verdadeira “viagem no tempo”.
Após o almoço, seguimos para o Bombarral, que iria ser o nosso quartel-general, ao longo dos três dias. O final da tarde foi passado na praia, onde as alunas puderam assistir ao pôr-do-sol, entre jogos e muita brincadeira.
Chegadas a casa, as alunas dedicaram-se imediatamente à construção de cabazes destinados a duas famílias carenciadas da zona em que nos encontrávamos, com bens alimentares previamente levados de casa. A noite terminou com uma atividade de descoberta da casa, com alguns sustos, música e, essencialmente, muita diversão.
O segundo dia teve como destino Óbidos. Durante a manhã, as alunas puderam desfrutar da paisagem e envolvência deslumbrantes da lagoa de Óbidos, através da realização de atividades de canoagem e paddle. O tempo magnífico que nos acompanhou ao longo de todo o convívio constituiu o elemento fundamental para que esta manhã fosse um sucesso.
A tarde foi preenchida por um peddy-paper em Óbidos, durante o qual as alunas puderam descobrir esta lindíssima vila muralhada, conhecer um pouco mais sobre as suas tradições e a sua história.
Após o jantar, teve lugar a grandiosa Noite de Talentos, em que alunas e professoras puderam mostrar os seus dotes artísticos e contribuir para uma grande animação.
O terceiro e último dia foi passado na Nazaré, onde as alunas visitaram o Forte de S. Miguel Arcanjo e o Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e puderam usufruir da maravilhosa vista panorâmica, a partir do baloiço sobre a vila. Após a obrigatória descida no ascensor, ainda foi possível visitar a exposição permanente de embarcações típicas, junto à praia, e a típica seca do peixe.
Estes foram, sem dúvida, três dias maravilhosos, marcados por experiências diversas, mas, acima de tudo, enriquecidos pelo convívio, pela solidariedade, pela responsabilidade e pela alegria de estarmos juntas.